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sábado, março 2
Estou pensando em mudar o visual da Giulieta...
sexta-feira, março 1
![]() Na época Vitoriana, alguns artistas foram para o oriente, em busca do exótico, do pitoresco de uma civilização tão diferente. Alguns pintores são, a partir dessas expedições, conhecidos como Orientalistas. Prayer in the Mosque, de Jean-Léon Gérôme, um deles. quinta-feira, fevereiro 28
![]() Yes or No, de Sir John Everett Millais. quarta-feira, fevereiro 27
![]() Dois gravadores, a mesma técnica, o mesmo tema: lá em cima: Mangue, de Oswaldo Goeldi, e aqui embaixo Mulher no Mangue com natureza morta, de Lasar Segall. As duas gravuras tratam de mulheres numa região de pobreza e prostituição no Rio de Janeiro. A de cima, do Goeldi, no entanto, parece tratar as figuras de uma forma mais distante, mais geral. A luz nos homens que procuram as moças, na sombra, indicam um pouco dessa vida escura, miserável, mas que abarca toda uma comunidade de mulheres, de forma geral. Já a do Segall está mais preocupada com o caráter humano dessa mulher, representada em close. Sua expressão é importante, marcante, e os recursos de textura são utilizados somente pra dar mais destaque à figura. É outro caminho, falar dessa miséria humana partindo de um indivíduo. ![]() terça-feira, fevereiro 26
![]() Essa gravura se chama Palmeiras, e é do Oswaldo Goeldi, um dos mais importantes gravadores brasileiros. Grande parte de sua obra é composta de xilogravura, técnica de gravação em madeira. Na xilo, o que aparece em branco é material que foi retirado da matriz. Isso implica em alguns problemas/soluções técnicas, no que diz respeito à superficies e acabamento do trabalho. Uma vez que a gravura em madeira se compõe basicamente da dualidade retirada/premanência do material, não é possível, a princípio, se obter nuances numa mesma superfície, e o artista tem sempre que lidar com as linhas que aparecem a cada embate entre branco e preto. Da mesma forma, a madeira possibilita que o as linhas formadas sejam bastante gestuais, o que aliado à textura própria da madeira traz muita expressão ao resultado final. Nessas Palmeiras, Goeldi, com suas fortes influências expressionistas, alcança essa gestualidade, aliada a uma ambientação bastante sombria, tão presente em sua obra de forma geral. Ainda vale colocar uma outra gravura sua, Céu vermelho, com linhas mais sutis, mas que traz seu trabalho de xilogravura em cores, também tão característico, e que empresta grande lirismo e certa melancolia aos seus trabalhos. ![]() segunda-feira, fevereiro 25
Pára tudo que eu quero descer! ![]() Vou ver se essa semana coloco um pouco de arte brasileira, que tem aparecido pouco por aqui. Esse é Manacá, 1927, da Tarsila do Amaral. |
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