|
sábado, março 30
![]() Woman at Her Toilette, pastel sobre papel, Edgar Degas. Assim como na música, o vazio, a pausa, também são importantes num trabalho visual. Nesse desenho, Degas trabalha com esse espaço "vazio", usando a cor do prório papel. Esse espaço não preenchido por cores nem por textura torna o trabalho mais interessante, dando mais ritmo ao desenho. O olhar caminha através desse espaço vazio, até esbarrar nas cores, num jogo de volume e movimento. A textura do desenho, especialmente do cabelo, ganha mais destaque, nesse contraponto. sexta-feira, março 29
quinta-feira, março 28
quarta-feira, março 27
Cachorros podem até entrar em coma por excesso de chocolate. Com a chegada da Páscoa, é bom dar uma freiada nos impulsos de mimar demais os bichinhos.
Leia mais aqui. segunda-feira, março 25
Momento Eutrapelias
![]() Estou achando bem curioso como as pessoas, mesmo sem nos conhecer, acabam associando nossos blogs. (claro, isso não vale pra quem conhece a gente)
Não é por nada...Mas Afro-Americano é um pouco demais, não é? Ou por acaso alguém aí vai começar a me chamar de Hispano-Austro-Brasileira?
domingo, março 24
![]() Atendendo à muito querida Meg, falo um pouco sobre o Ismael Nery. Esse fascinante pintor paraense é considerado o primeiro pintor surrealista brasileiro. Casado com Adalgisa Nery, Ismael era um artista bastante preocupado com questões intelectuais e formais, além de profundamente espiritualizado. Diz-se até que ele sabia o dia em que iria morrer, aos 33 anos, o que assombrava um pouco seus colegas. De qualquer forma, esse olhar para além das coisas imediatamente materiais se reflete em sua obra. ![]() ![]() Como está muito bem observado nesse artigo, à medida que sua doença progride, ao final da sua breve vida, o artista passa a ter uma percepção mais aguçada de seu corpo, e do Homem, de uma maneira geral, o que se reflete em seus últimos trabalhos. Seu grande talento aliado ao seu misticismo e à morte precoce reforçam a figura de Ismael Nery como um pintor intelectualizado e misterioso. Apenas após a sua morte, descobriu-se que era também poeta. Grande amigo de Murilo Mendes, foi após a morte do pintor que o poeta se converteu à religião, dizendo ter sido "penetrado pela essência do Ismael Nery e seu espírito religioso". |
![]() |