Papo sobre arte e cachorros






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sábado, março 30



Woman at Her Toilette, pastel sobre papel, Edgar Degas.

Assim como na música, o vazio, a pausa, também são importantes num trabalho visual. Nesse desenho, Degas trabalha com esse espaço "vazio", usando a cor do prório papel. Esse espaço não preenchido por cores nem por textura torna o trabalho mais interessante, dando mais ritmo ao desenho. O olhar caminha através desse espaço vazio, até esbarrar nas cores, num jogo de volume e movimento. A textura do desenho, especialmente do cabelo, ganha mais destaque, nesse contraponto.




sexta-feira, março 29

Eu adoro as notícias desse blog.






Que pena.



quinta-feira, março 28

Oba! Meu mais que querido amigo Hermes ganhou uma notícia pra lá de boa. Vou lá comemorar com ele!






Michelangelo Buonarroti, Portrait of Andrea Quaratesi




E a Maffalda, não volta a escrever? Escreve, vai...



quarta-feira, março 27

Cachorros podem até entrar em coma por excesso de chocolate. Com a chegada da Páscoa, é bom dar uma freiada nos impulsos de mimar demais os bichinhos.
Leia mais aqui.



segunda-feira, março 25

Momento Eutrapelias

Alfred Stieglitz, A venetian street, 1894

Estou achando bem curioso como as pessoas, mesmo sem nos conhecer, acabam associando nossos blogs.
(claro, isso não vale pra quem conhece a gente)




Não é por nada...Mas Afro-Americano é um pouco demais, não é? Ou por acaso alguém aí vai começar a me chamar de Hispano-Austro-Brasileira?



domingo, março 24

auto-retrato, década de 30




Atendendo à muito querida Meg, falo um pouco sobre o Ismael Nery. Esse fascinante pintor paraense é considerado o primeiro pintor surrealista brasileiro. Casado com Adalgisa Nery, Ismael era um artista bastante preocupado com questões intelectuais e formais, além de profundamente espiritualizado. Diz-se até que ele sabia o dia em que iria morrer, aos 33 anos, o que assombrava um pouco seus colegas. De qualquer forma, esse olhar para além das coisas imediatamente materiais se reflete em sua obra.
Duas figuras em azul Ismael, como a maioria dos artistas de sua geração, passou alguns períodos na europa, entrando em contato direto com as vanguardas européias e com alguns de seus intelectuais e artistas, como Breton e Chagall, que influenciariam sua pintura. Apesar de eu ser um tanto avessa a esses compartimentos, sua obra, de maneira geral, é comumente divida em três fases: a de influência expressionista, a cubista, mais construtiva, e a surrealista, com uma visualidade mais misteriosa e livre. A construção de sua pintura, inicialmente concentrada em massas de luz e mais tarde absorvendo composições geométricas, caminha, ao longo da sua vida, para uma maior liberdade, inclusive formal. Seu trabalho, centrado na figura humana, parece querer nos mostrar mais do que os olhos poderiam ver imediatamente. Retrato de Murilo Mendes
Como está muito bem observado nesse artigo, à medida que sua doença progride, ao final da sua breve vida, o artista passa a ter uma percepção mais aguçada de seu corpo, e do Homem, de uma maneira geral, o que se reflete em seus últimos trabalhos. Seu grande talento aliado ao seu misticismo e à morte precoce reforçam a figura de Ismael Nery como um pintor intelectualizado e misterioso. Apenas após a sua morte, descobriu-se que era também poeta. Grande amigo de Murilo Mendes, foi após a morte do pintor que o poeta se converteu à religião, dizendo ter sido "penetrado pela essência do Ismael Nery e seu espírito religioso".



arruda