Papo sobre arte e cachorros






Email



Moma
Gravura
Metropolitan Museum of Art
National Gallery of Art
Masp
Instituto Cultural Itau
Artcyclopedia
Artchieve
CGFA
Artmagik
Photo
Photoarts
Masters of Photography
Antonio Carlos Jobim
Casinha de Cachorro
Vira-lata
Registro de Animais Domesticos

Afrodite sem Olimpo
Ana by Ana
Blogzzzz
Blogpop
Bonnie & Clyde
Blowg
Blow up
Cinefilia
Comunicando com Arte
ComVerso
Dizem
Estrelinha
Eu no meio do mundo
Faerie
Gata das Pantufas
Gente
Gui
Historias, Estorias e Afins
Imbloglios
Intenetc
Interney
Lemniscata
Livro dos Prazeres
Maffalda
Mostly Music
Mui Gats
Olimpo
Omnirya
Paginas intimas
Periplus
Posta Restante
Reporter Mosca
Rompe Nuvem
Rosa
So pra variar
Sub Rosa
Taperouge
Turista Acidental
Udigrudi
Universo Umbigo
Versar
Weno
Wumanity
Zel










 


segunda-feira, julho 28


The Studio I, 1954, Alberto Giacometti

"Não se aborda uma obra de arte - quem duvida? – como se aborda uma pessoa, um ser vivo ou outro fenômeno natural. Poema, quadro, estátua, exigem exame com um número de qualidades preciso. Mas passemos aos quadros.
Nenhum rosto vivo facilmente se revela, e contudo basta um pequeno esforço para descobrir-lhe o significado. Penso – arrisco eu -, penso que o importante é isolá-lo. Só quando o meu olhar o destaca de tudo em redor, só quando o meu olhar (a minha atenção) impede esse rosto de se confundir com o resto do mundo evandindo-se numa infinitude de significações cada vez mais vagas, exteriores a si, ou quando, pelo contrário, obtenho a necessária solidão pela qual o meu olhar o recorta do mundo, então somente o significado deste rosto – pessoa, ser ou fenômeno – afluirá, condensando-se. Quero eu dizer, o conhecimento de um rosto, a pretender-se estético, tem que refutar a história.
Para analisar um quadro são precisos maior esforço e uma complexa operação. Foi realmente o pintor – ou o escultor – quem por nós realizou essa dita operação. Assim nos é restituída a solidão do personagem ou objeto representados e nós, que olhamos, para a compreendermos e sermos por ela tocados, devemos ter experiência não da continuidade mas sim da descontinuidade do espaço.
Cada objeto cria seu espaço infinito.
Como disse, se olho um quadro, percebo-o na sua absoluta solidão de objeto enquanto quadro. Mas isso não me preocupa. O que interessa é o que a tela deve representar. Aquilo que eu pretendo decifrar nessa solidão é simultaneamente a imagem sobre a tela e o objeto (tela, moldura, etc), a fim de subtraí-lo à imensa família da pintura (mesmo que a devolva mais tarde) e a imagem sobre a tela estabelecer ligações com a minha experiência do espaço, com o meu conhecimento da solidão dos objetos, dos seres e dos aconteciementos, como acima me referi."


O estúdio de GiacomettiJean Genet



arruda